quinta-feira, 3 de julho de 2008

A diferença de ser Flamengo!

Para qualquer um, a camisa vale tanto quanto uma gravata. Não para o Flamengo. Para o Flamengo a camisa é tudo. Já tem acontecido várias vezes o seguinte:- quando o time não dá nada, a camisa é içada, desfraldada, por invisíveis mãos. Adversários, juízes, bandeirinhas, tremem, então, intimidados, acovardados, batidos. Há de chegar talvez o dia em que o Flamengo não precisará de jogadores, nem de técnicos, nem de nada. Bastará a camisa, aberta no arco. E diante do furor impotente do adversário, a camisa rubro-negra será uma bastilha inexpugnável."

Nelson Rodrigues

Hoje vou escrever sobre algo diferente...
Sobre a diferença de ser Flamengo. Ontem, depois da fatídica derrota do tricoflor das Laranjeiras, se agigantou, não só em mim, eu creio, o fascínio e alegria de ser rubro-negro! O time do fluminense, tinha toda a condição de se tornar campeão da Libertadores, apesar de ter saído atrás no placar em virtude do jogo da semana anterior em Quito. E há de se reconhecer que Tiago Neves, confirma que é um jogador diferenciado que tem sim, vaga na seleção onde Dunga insiste com Diego no meio apenas pelo fato deste jogar no futebol europeu.
Apesar de eu rejeitar Tiago Neves pela arrogância demonstrada num jogo contra o Fla, em que o mesmo deixou claro sua falta de respeito pelo Mengão. Mas como dia o ditado: "what goes around, comes around", aqui se faz, aqui se paga!
O arrogantesinho chamou o jogo pra si, o que fez com maestria, diante das atuações apagadas de Washington, que perdeu um gol que simplesmente não se perde em final. Mas o que realmente derrotou o flor não foi bem a sua postura tática, com uma zaga completamente bisonha, batendo cabeça e proporcionando terror aos seus fracos torcedores...
O flor tinha um diferencial pra essa partida que era a lição aprendida com o Mengão, no terrível jogo contra o América do México. Humildade!
Fez falta ao Fla e fez tmb ao tricoflor... As declarações estapafúrdias de Renato Gaúcho a cada entrevista dada, foram infelizes demais. Dizer coisas como, "se precisar de 2, faremos 2, se precisar de 3, faremos 3..." são coisas pra serem ditas pelo torcedor. Mas Renato que sempre foi um boca aberta, apesar de ser bom tecnico, deixou-se dominar pelo espírito de quando ainda era jogador. Enquanto os jogadores permaneciam calados, concentrados, o "professor" não perdeu oportunidade de falar...
O flor teve o privilégio de aprender com o Flamengo, como não se comportar em um jogo decisivo, mas não aplicou o que viu. Hoje o Mengão lidera o Brasileiro, é sim, candidato ao título, mas nossa queda na Libertadores, ficou como lição primeiramente pra nós mesmos e depois pros timinhos...
A campanha tricolete na Libertadores, foi recheada de lances e gols que só a intervenção divina podem explicar... Gols de Conca, e de Washington simplesmente inexplicaveis, defesas de Fernando Henrique que contrariam a lógica, sendo o mesmo um goleiro de time de terceira divisão e olhe lá.
Voltando ao jogo, deixo para os tricoletes os coments sobre arbitragem. O que me chamou a atenção foram as cobranças de penais.
O goleiro da LDU, fim de carreira já, vivia um momento especial. A oportunidade de encerrar com um título inedito para ele, para o clube que defende e pra o seu país! Para qualquer tecnico que não estivesse num pedestal de arrogancia e prepotencia como o Renato estava, era claro que se deveria evitar a qualquer custo as cobranças de penaltis. Por causa do goleiro adversário.
Quando fez a primeira defesa, o arqueiro equatoriano comemorou de maneira comedida. Já o dublê de goleiro do flor, que durante a Libertadores foi incrivelmente abençoado por Deus , fazendo defesas impressionantes, quando defendeu uma cobrança, comemorou no estilo arrogante de seu treinador (a convivência é terrível), deixando transparecer a falta de respeito pelos adversários, talvez deslumbrado pela torcida que lotava o Maracanã, pela importancia do jogo, enfim...
Há de se acordar pra realidade: O Fluminense tem seus méritos, mas não aguento assistir um jogo no qual toda a equipe da Globo torceu desesperadamente pelo flor. Um pouco de profissionalismo fez bem! Graças a Deus o jogo não foi narrado pelo insuportável Galvão... Mas, mais uma vez ficou claro que convivência é terrivel e Luis Roberto gritou o terceiro gol do flor como se fosse um gol da seleção numa final de Copa do Mundo! Quem viu o jogo pela Globo sabe que eu não estou exagerando.
Mas pior do que isso é ouvir dizer que a perda do título nos penaltis foi "detalhe". Ora, detalhe é outra coisa totalmente diferente. Isso até me lembra durante a Copa de 94, que o chatonéssimo do Galvão chamava cobranças de penaltis de "loteria"... Besteira pura: nos penaltis, o goleiro por melhor que seja está compeltamente vendido, tem que "adivinhar" o canto ou contar com a incompetencia do batedor. Ora, já pensaram o porque de tantas paradinhas safadas nas cobranças hoje em dia?
Pura incompetencia dos cobradores! Pelé imortalizou a paradinha, mas Pelé a fazia com classe e categoria, não como é feita hoje, por medo, porque os cobradores não se garantem...
Termino esse texto, reafirmando:
Ser Flamengo é a diferença!

2 comentários:

osias sà disse...

EXISTE MUITA GENTE BESTA NESTE MUNDO, ACHAR QUE SER FLAMENGO É DIFERENTE É UMA PIADA, POIS SOU TRICOLOR PAULISTA, O TIME MAIS VITORIOSO DESTE PAÍS, COM MAIS LIBERTADORES E MUNDIAIS E AINDA SENDO O VERDADEIRO TETRA-CAMPEÃO BRASILEIRO.
SE EXISTE UMA COISA DIFERENTE É SER SÃO PAULO, O RESTO É COISA DE POETA MELADO.
UM ABRAÇO
OSIAS SÁ

osias sà disse...

EU FALEI QUE MEU SÃO PAULO ERA TETRA, DESCULPA É PENTA
OSIAS SÁ