quinta-feira, 5 de junho de 2008

C. S. Lewis

C. S. Lewis

Pergunta: Qual das religiões do mundo confere a seus seguidores maior felicidade?

Lewis
: Qual das religiões do mundo confere a seus seguidores maior felicidade? Enquanto dura, a religião da auto-adoração é a melhor. Tenho um velho conhecido já com seus 80 anos de idade, que vive uma vida de inquebrantável egoísmo e auto-adoração e é, mais ou menos, lamento dizer, um dos homens mais felizes que conheço. Do ponto de vista moral, é muito difícil. Eu não estou abordando o assunto segundo esse ponto de vista. Como vocês talvez saibam, não fui sempre cristão. Não me tornei religioso em busca da felicidade. Eu sempre soube que uma garrafa de vinho do Porto me daria isso. Se você quiser uma religião que te faça feliz, eu não recomendo o cristianismo. Tenho certeza que deve haver algum produto americano no mercado que lhe será de maior utilidade, mas não tenho como lhe ajudar nisso.
Acredito que a parte negritada é simplesmente genial. Talvez totalmente contraditória em termos do cristianismo atual, onde as pessoas estão nas igrejas justamente por buscarem a concretização da felicidade. Felicidade concretizada em forma de posses ou bens materiais, quando muito, família estrutura e bons empregos. Creio q não há nada errado em buscar a felicidade, no entanto não creio q as aglomerações de pessoas nos templos religiosos tenha algo a ver com uma busca sincera ao Senhor. Essa busca por felicidade tem levado os líderes a uma mudança q se um dia foi sutil agora é descarada. Muito do louvor nas igrejas agora se resume a corinhos repletos de mensagens positivistas que nada tem de bíblicas... No afã de conquistar as multidões se esquecem de oferecer a Palavra, e oferecem outra coisa: promessas. Até Deus agora é de promessas.
Acho que o grande problema estar em auditorios ou igrejas lotadas de gente ávida de conquistas, posses, dominados pelo ter. Nunca julgo a sinceridade de quem busca sua felicidade aqui na existência, mas quando se trata de uma felicidade sem medida na próxima existência, porque tanta ênfase no ter?
O ter como prova de obediência e santidade tmb configura um problema no meu ver. Aqueles q por ventura não possuem grandes posses acabam se inferiorizando ou vivendo uma religiosidade falsa, repletos de inveja dos "santos" ostentadores. Sim, porque quando o púlpito serve pra pergar o ter, ao invés do servir, acabam-se os testemunhos por tornar-se ostentações!
Um glória aqui, outro alí, não significa necessariamente louvor ou adoração, antes pode ser um grito reprimido de inveja...
Tudo isso me dói...
Off: Depois de um dia terrível no trabalho, somado a frustração de ter perdido o prazo pra me inscrever no vestibular, recebo um email q a data de inscrição foi prorrogada. Obrigado, Pai, tu nunca me desamparaste! Glórias ao Deus Eterno!

Nenhum comentário: