quarta-feira, 21 de maio de 2008

Evangélicos com a alma doente...

A minha conversão é uma experiência relativamente recente. No entanto eu pude conhecer diversos ministérios e gosto de visitar algumas igrejas de vez em quando. Não, não em busca de novidades, minha fé é fundamentada em Cristo Jesus e este crucificado e ressureto! Não preciso de unções apostólicas, de bispos cheios de unção, pregadores cheios de "poder", preletores, conferencistas e quaisquer outros títulos tão pomposos que parecem que estão concorrendo entre si para mostrar aos "crentes de baixo escalão" que são filhos "mais queridos de Deus". Obviamente que com esses comentários eu não julgo a sinceridade de ninguém, nem dos que se auto proclamam, ou dos que os buscam ou os seguem. Julgo apenas conforme a inerrável Palavra a necessidade e a prática dessas farofadas gospel. Acredito que entre os seguidores dessas "novidades", está muita gente doente da alma.
Preciso definir o que acredito ser alma doente. O ser humano é mente, coração e alma coexistindo num corpo. Aqueles que aceitam a Cristo como seu único e suficiente Salvador, tem tmb o Espírito Santo habitando em si. Assim creio, não sou graduado em nehuma área pra afirmar isso, mas vendo desse modo, consigo analisar que a doença da alma se manifesta em vários aspectos da vida. Mesquinhez, avareza, desonestidade, hipocrisia são pecados, mas quando estes se tornam enraizados e modos de vida da pessoa, surge a doença na alma. Teoria minha? Tudo bem, gosto de criar teorias, são como um passatempo pra mim. Vejo, observo, e logo tenho uma teoria, devo ter teorias pra quase tudo =]
O que pessoas com a alma doente devem fazer pra se curar? Temos placebos e temos a Cura. Placebos podem ser encontrados de diversas formas: psicologia, terapias, convívio familiar ou com pessoas que orientem, etc... Mas há a Cura. Ou melhor, Aquele que Cura todas as enfermidades, quer físicas, quer espirituais, quer da alma.
Se Cristo cura todas as enfermidades, como há tantos "evangélicos" doentes da alma?
Primeiro: porque afirmo que há entre nós pessoas assim? Minha convivência com pessoas assim e os fatos comprovados por mim nessas visitas que faço aos mais diversos ministérios...
Atualmente eu tenho conhecido crentes com a alma doente. Seus discursos são sobre vida cristã, benção e tudo o que absorvem de seus ministérios, mas as suas atitudes revelam a fragilidade de suas almas...
Evangélicos são as pessoas que mais me tem decepcionado... que tem me machucado e me feito pensar: Senhor, enche meu ser de misericórdia, pois Tu és misericordioso!
Esse comentário pode transparecer uma certa mágoa da minha parte, mas não se trata disso. Jesus me libertou de toda espécie de sentimento negativo. Esse sentimento até surge, mas morre tão rápido quanto apareceu. Quando sinto que estou amargurado, louvo silenciosamente um hino, ou oro em pensamento e o Senhor me consola.
Acredito que por mais crente que seja uma pessoa, se ela não entregar todos os aspectos da sua vida ao Senhor, sempre haverá brechas na sua alma. Lacunas onde as doenças se desenvolvem e podem vir a permanecer, sem que a pessoa jamais se dê conta... E então a doença delas, faz com que elas machuquem, ajam de forma irracional, etc
É lamentavel quando pessoas que pregam um Jesus que cura, salva e liberta, ainda não estão libertas, nem curadas e ainda por cima tem dúvidas da sua salvação!
Minha oração é para que o Senhor possa colocar nos corações dessas pessoas que elas entreguem a Ele todos os aspectos das suas vidas...
Porque Jesus cura a alma tmb!!!

5 comentários:

Wesley Amorim disse...

Olá!
Gostei do conteúdo do seu blog (sua apresentação, impagável!).

Estou iniciando um (longo caminho ainda por percorrer):

http://kurielaison.blogspot.com/

Tendo tempo, visite. Tendo paciência, leia. Tendo compaixão, critique.

Abraços,

Jefferson Cristovão da Silva disse...

olá irmão, a paz do senhor jesus esteja com vc. envio o texto de joão 13: versículos 1 ao 20, para vossa meditação. bom apetite e que desu continue te abençoando. jefferson ( MINISTÉRIO QOHELETH )
www.ministerioqoheleth.com.br

OLHO VIVO disse...

ANTIÁCIDOS
A AZIA E MÁ DIGESTÃO... Espiritual!

Quem um dia não sentiu um o desconforto de uma “AZIA”? Quem também não experimentou uma “MÁ DIGESTÃO”? É pouco provável que nenhum ser humano tenha escapado destes distúrbios estomacais que quase sempre vem acompanhado de uma “RESSACA”.

A má digestão, ou indigestão, refere-se a problemas gastrointestinais que incluem sensação de estômago cheio; enjôos; arrotos; vômitos; sonolência após as refeições; dores abdominais; dor no estômago; azia e sensação de inchaço. O desconforto na região abdominal geralmente é acompanhado de náusea e mal estar, podendo provocar vômitos.

A indigestão, para a maioria das pessoas é o resultado de comer demais, muito rápido, ingerir alimentos gordurosos ou alimentar-se durante situações estressantes. Usar medicamentos que irritam o estômago ou estar muito cansado podem também causar má digestão ou piorá-la.

Em geral a administração de “ANTIÁCIDOS” a base de hidróxido de alumínio, um “SONRISAL”, por exemplo, promove alivio imediato da “AZIA” e da “MÁ DIGESTÃO”. No entanto, estes quadros normalmente persistem ou se tornam freqüentes, assim é aconselhável procurar um “ESPECIALISTA” para que seja realizada uma pesquisa mais detalhada. Certo é que conviver com este problema é desagradável além de ser um perigo real para a estabilidade física de qualquer pessoa.

Você já notou o que acontece quando é colocado um comprimido de “SONRISAL” em um copo d’água? O volume tende a crescer, em alguns casos transborda, há uns ruídos, tudo se move e borbulha, mas após um tempo, cessa o barulho. Um tempinho mais e logo o gás produzido pela efervescência do comprimido desaparece por completo. E o pior, a água pura, não é mais pura, agora tem um gosto desagradável e o princípio ativo do medicamento já não surte efeito. E então? Colocaríamos mais um comprimido para começar todo o processo novamente? Não! Cientificamente não é recomendável!

A verdade é que as nossas igrejas hoje, sem exceção, vivem uma crise de “INDIGESTÃO ESPIRITUAL” perigosa e que também há muito “COMPRIMIDO EFERVESCENTE” sendo ministrado como “PALIATIVO” nas igrejas do século XXI. Alca-luftal, Bisuisan, Digastril, Estomagel, Gastrogel, Gastrol, Leite de Magnésia, Magnésia Bisurada, Mylanta Plus, Siludrox, Sonrisal e outros de composição semelhante, todos com “SIMILARES EVANGÉLICOS” sendo ministrados indiscriminadamente nos PRONTO SOCORROS RELIGIOSOS. Pior, são indicados por MÉDICOS ESPIRITUAIS despreparados, sem formação, com “diplomas comprados” em Universidades Fantasmas ou simplesmente Comerciantes da fé.

O efeito “SONRISAL” é um fator alarmante e perigoso no atual meio evangélico. No miserável afã de ver os templos sempre lotados, convida-se o pregador mais "FERVOROSO" - efervescente - que por sua vez abusa dos chavões, dos lugares comuns, da psicologia barata, das técnicas teatrais, das imitações de animais sob a desculpa de estar debaixo da unção, dos golpes de karatê disparados no ar e de todo tipo de "FIRULA" para agradar a obstinada platéia. Convida-se também os "LEVITAS", que surgem no cenário com suas canções e seus chavões extravagantes. Claro que não falta a tal “MINISTRAÇÃO PROFÉTICA”, na qual os cantores se prestam aos mais ridículos papéis, e isso debaixo das ovações da alucinada platéia. E tome “INDIGESTÃO”! E tome “ANTIÁCIDO”! Tem de tudo, de Jejum dos 40 dias, Corrente Poderosa, Oração Forte, Diabo amarrado, Cruzada de Curas e Milagres a Show Gospel... São os “MEDICAMENTOS ALTERNATIVOS” do tipo “BOLDO” sendo aplicados no lugar do recomendado que possui a marca registrada dos “LABORATÓRIOS CELESTE”, a “PALAVRA DE DEUS”. Aliás, este medicamento causa aversão a muitos “Doutores” da religião que preferem ignorá-lo a terem que mostrar a eficiência deles em “SUAS PRÓPRIAS VIDAS”.


Continua...

OLHO VIVO disse...

Continuação...

Mas, passado tudo isso, a RESSACA ESPIRITUAL continua, volta-se a normalidade, ou melhor, quase... , pois a AZIA e a INDIGESTÃO continuam, haja vista que sempre há o fluxo enorme dos descontentes que abandonam o PRONTO SOCORRO RELIGIOSO logo que o "FERVOR" acaba, partindo em busca de novas aventuras espirituais, ou melhor, de “NOVOS MEDICAMENTOS”. E assim, para manter a “EFERVESCÊNCIA” do povão, o Pastor convida mais um grande pregador de fogo, que será o encarregado de movimentar novamente o pessoal, usando para isso as mesmas técnicas dos demais. E assim a igreja novamente fica cheia, borbulhando e num barulho infernal e pouco importa se os que lá estão são como “FREGUESES” em busca do evangelho mais barato, ou se são “VICIADOS ESPIRITUAIS” sempre em busca de uma nova unção. Para os “MÉDICOS DA FÉ” o importante é que eles estão lá! Todos ávidos para receberem a porção que lhes é receitada como tratamento. Para isto os estoques de medicamentos paliativos estarão sempre cheios, não faltando os “GENÉRICOS” e os famosos “PIRATAS”. Isto sem falar nas “FAZENDAS DE BOLDO” que eles, os PRODUTORES EVANGÉLICOS, andam cultivando largamente nos meios religiosos como alternativa barata para enfrentarem a CRI$E espiritual.

Tem muita gente comemorando o crescimento numérico de evangélicos no Brasil e no mundo, mas confesso que observo com muita precaução e desconfiança esse movimento todo, pois sei que grande parte do que vemos nada mais é do que o “EFEITO SONRISAL”.


Carlos Roberto Martins de Souza
crms2casa@otmail.com

Unknown disse...

Não estou abobalhada com a verdade dita pelo dono do blog,não...Estou passada com o que disse o Carlos Roberto.Concordo piamente.